Atividade físicas causam varizes?

Uma dúvida muito frequente no consultório é sobre atividades físicas e varizes. Os exercícios são sempre benéficos para a saúde vascular, desde que praticados de maneira correta e sob orientação de um profissional de Educação física.

O fortalecimento da musculatura e aumento do tônus muscular, associado ao movimento da panturrilha favorecem o retorno venoso, ou seja, o bombeamento do sangue das pernas em direção ao pulmão, onde será oxigenado e redistribuído ao corpo pelo coração. Além disso, ainda previne a formação de varizes.

Nos casos onde a musculação (ex: levantamento de peso) é realizada de forma incorreta, com sobrecarga de peso e o sem preparo físico necessário ocorre um aumento da pressão intra-abdominal, podendo assim prejudicar o retorno venoso e aumentar as varizes.

Em atletas com baixa percentagem de gordura e hipertrofia muscular as veias ficam mais visíveis e superficiais, mas não necessariamente são veias doentes. Portanto, pratique atividades físicas regularmente e com orientação!

Clique aqui e agende um horário.

Dra. Juliana Sander | Cirurgia Vascular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *