Conscientizar, prevenir e tratar! Vamos falar sobre isso?

Trombose é uma doença potencialmente grave causada pela formação de coágulos (trombos) no interior dos vasos (mais comum nas veias). Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.

Os coágulos formados podem dificultar e até mesmo obstruir o fluxo sanguíneo, causando diversas complicações. Na pior das hipóteses, esse trombo poderá se desprender da parede do vaso e ser transportado pela corrente sanguínea para outros órgãos, como os pulmões, causando embolia, potencialmente fatal.

Em alguns casos, a trombose pode ser assintomática, dependendo da extensão do trombo. Normalmente, os sintomas são localizados na perna acometida, entre os principais sinais, podemos destacar: inchaço, dor, dormência, mudança na coloração da pele, surgimento de varizes e sensação de peso.

Se houver suspeita, procure um cirurgião vascular e, se confirmar o diagnóstico o tratamento deve ser iniciado imediatamente.

Em breve falaremos sobre prevenção, fatores de risco e tratamentos! Continue acompanhando e qualquer dúvida deixe nos comentários.

Dra. Juliana Sander | Cirurgia Vascular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *