Deficiência de colágeno e varizes

O colágeno é um tecido conectivo que adiciona suporte estrutural ao corpo. Trata-se de uma proteína que responde por um quarto de todas as proteínas do seu corpo. É encontrada em tendões, juntas, ligamentos, e até mesmo nos ossos, sangue e olhos. Outra função primordial é a manutenção da elasticidade e força e resistência dos nossos vasos sanguíneos e pele.

Quando a quantidade de colágeno começa a diminuir e deteriorar, podemos perceber a formação de rugas e veias varicosas.

Em conjunto com outras medidas preventivas para reduzir o risco de desenvolver varizes ou torná-las pior, devemos considerar algumas mudanças alimentares simples que ajudam a fortalecer o colágeno. Felizmente, esta proteína é formada por nutrientes essenciais comuns que podem ajudar a manter a elasticidade e saúde das veias, também promovendo melhora na saúde geral.

Os nutrientes mais comuns são:

Vitamina C: ajuda criar fibras de colágeno fortes e flexíveis e ajudam a prevenir a quebra de capilares e formação de vasinhos, além de criar válvulas venosas mais fortes, prevenindo a dilatação das veias. As frutas e vegetais são ótimas fontes de vit. C (Camu-Camu, acerola, goiaba, kiwi, pimentão, brócolis, laranja, entre outros)

Vitamina E: ajuda a melhorar a saúde circulatória e prevenir que a parede das veias fiquem rígidas e fracas. (Fontes: óleos vegetais, sementes e castanhas, cereais integrais).

Proteínas: melhoram a força do colágeno. As proteínas que contém Vitamina B3 ou Niacina ajudam a diminuir o colesterol le mantém as paredes venosas flexíveis e duráveis. (Fontes: bacalhau, sardinha, farelo de trigo, gérmen de trigo, goiaba, gergelim, amendoim, batata-doce, abóbora, etc)

Manter hábitos alimentares saudáveis é fundamental para a saúde vascular.

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Dra. Juliana Sander | Cirurgia Vascular

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