Férias se aproximando e vai viajar? Conheça alguns cuidados importantes!

Dentro de alguns dias entraremos em dezembro, mês de férias e, para muitas pessoas, viagens! Seja de carro, avião ou ônibus, se você pretende passar horas sentado durante a viagem, confira algumas dicas que poderão fazer toda diferença para a sua saúde vascular.

Acontece que, a imobilidade é um fator desencadeante da trombose venosa, principalmente para quem tem predisposição genética, varizes, má circulação sanguínea ou já apresentou algum episódio trombótico.

Durante a viagem é aconselhável utilizar meias de compressão para melhorar o retorno venoso enquanto estiver em repouso.

Se estiver viajando de carro, pare a cada 1 hora para se movimentar. Caso esteja de avião ou ônibus, ande pelos corredores. Outra dica importante é utilize roupas confortáveis, evita calça jeans apertada, que geralmente prende a circulação.

Frequentemente faça movimentos com os pés, para frente, para trás e em círculos. Evite tomar medicamentos para dormir, como calmantes, eles podem fazer com que você fique imóvel por muito tempo.

Caso já tenha trombose ou algum problema da coagulação, agende um horário para avaliar o seu caso e verificar a possibilidade de indicar algum medicamento anticoagulante como prevenção a uma nova trombose.

Lembrando que, essas dicas não se limitam apenas à quem vai viajar. Toda vez que permanecemos muito tempo na mesma posição, de preferência sentado, o risco de ter trombose aumenta!

Clique aqui e agende um horário.

Dra. Juliana Sander | Cirurgia Vascular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *