Sabia que a exposição excessiva pode causar comprometimento vascular?

A exposição solar excessiva é causadora de uma série de problemas: Queimaduras dolorosas, problemas de visão, irritação da pele, manchas e até mesmo câncer.

Além de todos esses transtornos, a exposição ao sol de forma exagerada pode causar também o fotoenvelhecimento com comprometimento dos vasos sanguíneos, como no caso da poiquilodermia de civatte e a púrpura senil.

A Poiquilodermia de Civatte surge em consequência da exposição cumulativa ao sol. Tem como característica uma pele com pigmentação marrom avermelhada, com vasinhos e atrofia, distribuída simetricamente nas regiões laterais da face e pescoço. A doença é caracterizada pela presença de perda das fibras elásticas superficiais e vasinhos por perda do suporte vascular.

Já a Púrpura Senil é um conjunto de pequenos pontos vermelhos no corpo, causados por hemorragia de vasos sanguíneos. Pode acontecer também por um extravasamento de sangue provocado por ruptura das veias. Ocorre principalmente no dorso das mãos, punhos e antebraços, por diminuição do suporte conjuntivo pericapilar, decorrente do envelhecimento da pele.

A melhor forma de evitar o fotoenvelhecimento é o protetor solar, por isso, torne sua utilização um hábito, não só no verão, mas em todas as estações do ano. Além disso, capriche no uso de chapéus, óculos escuros e camisetas para se proteger.

Ao notar qualquer sintoma dessas doenças, agende uma consulta.

Dra. Juliana Sander | Cirurgia Vascular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *