Varizes podem voltar após o tratamento?

"Mas doutora, do que adianta tratar as varizes se elas voltam?" Se identificou com essa pergunta? Então, essa informação é para você!

Os tratamentos para varizes têm a finalidade de amenizar os sintomas de dor na perna, melhorar a aparência inestética e promover bem-estar ao paciente. É muito comum pessoas dizendo que realizou o tratamento de varizes, mas depois de um tempo, elas voltaram a aparecer. Em primeiro lugar, vale ressaltar que o tratamento ideal deve ser realizado por um profissional habilitado, o especialista vascular.

A doença venosa é uma condição crônica, de caráter hereditário e que pode se agravar com o avançar da idade. Por isso, mesmo após o tratamento, os cuidados preventivos devem ser mantidos para evitar que novas veias tornam-se varicosas.

Com o tratamento adequado as varizes não voltam. Acontece que as veias que se encontram saudáveis durante o procedimento poderão virar varizes no futuro, pois elas possuem células com a mesma carga genética das veias doentes, principalmente se o paciente não realizar medidas que melhorem o retorno venoso, como a prática de exercícios físicos, por exemplo.

Atualmente, existem diversos tratamentos eficazes no combate aos vasinhos e varizes, como escleroterapia líquida, com espuma, crioescleroterapia, laser e o ClaCs. Caso observe novas veias varicosas se formando, agende uma consulta para avaliar o seu caso e conhecer o tratamento adequado.

Dra. Juliana Sander | Cirurgia Vascular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *