Varizes também podem acometer a região pélvica e causar muito desconforto.

Varizes nas pernas existem e todo mundo sabe. Mas você sabia que elas também podem acometer a região pélvica? Esse é um dos motivos de dor crônica abdominal entre as mulheres.

As varizes pélvicas são veias dilatadas que surgem na região abdominal, principalmente ao redor do útero, trompas e ovários. O problema dificulta o retorno do fluxo sanguíneo para o coração.

A dilatação das veias na região pélvica ocorre pelo mesmo motivo que nas pernas: a falha de suas válvulas e o aumento da pressão venosa. Entre os sintomas das varizes na região, estão a dor abdominal com piora no final do dia, dor durante e depois da relação sexual, sensação de peso na região íntima, incontinência urinária e aumento do fluxo menstrual.

Inclusive, as varizes pélvicas podem ser frequentes durante a gravidez, porém tendem a diminuir após o nascimento do bebê. Já as mulheres que possuem varizes na pelve e pretendem engravidar, é aconselhável realizar o tratamento antes.

O diagnóstico das varizes na pelve pode ser realizado por meio de exames como ecografia, tomografia abdominal e angiorressonância. Os sintomas das varizes pélvicas podem ser controlados através de cirurgia, com a embolização das veias ou medicamentos.

Dra. Juliana Sander | Cirurgia Vascular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *