Tratamentos & Exames

A Cirurgia Vascular é a especialidade médica voltada para o tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

Consulte cada um dos tipos de procedimentos e exames realizados na Vascularte.

Ultrassom Doppler Vascular

Trata-se um exame indolor, realizado por meio de ultra-som, que permite a avaliação correta dos vasos sanguíneos. Indispensável para correto diagnóstico de grande parte das patologias vasculares.

Realidade aumentada de Veias

Realidade Aumentada (RA) é a sobreposição de informações virtuais a visualizações do mundo real. O equipamento filma o local com luz infravermelha. A imagem é processada em computador e projetada em tempo real na mesma área que se está examinando.

Na área do tratamento de varizes, a Realidade Aumentada é usada para melhorar a acuidade diagnóstica, tanto na procura de veias nutrícias, bem como no mapeamento pré-cirurgia de varizes. As veias nutrícias são as microvarizes que alimentam as telangiectasias (vasinhos) e as mantêm dificultando o resultado estético no seu tratamento escleroterápico. Elas não são facilmente identificadas em grande número de casos.

A realidade aumentada permite a visualização de veias que são muito superficiais para o ultrassom e muito profundas para o olho nu.

Cirurgias de Varizes

Tratamento das varizes por meio de cirurgia, podendo-se usar tanto as técnicas tradicionais quanto endolaser ou radiofrequência.

Escleroterapia Liquida

A escleroterapia, conhecida popularmente como "aplicação" ou "secagem" de vasinhos consiste na técnica de injetar uma substância, seja ela na forma líquida para promover a eliminação do vaso de fino calibre.

Escleroterapia com Espuma Ecoguiada

A espuma de polidocanol é uma substância que quando injetada no interior do vaso promove o seu fechamento. Seu uso é indicado caso a caso após avaliação.

Crioescleroterapia

Consiste na técnica de injetar uma substância congelada (-40C) para promover a eliminação do vaso, aumentando a eficácia. Pode ser usada em veias de maior calibre até um certo limite.

Laser

O laser transdérmico é utilizadopara o tratamento de veias e vasos. Pode ser utilizado em qualquer parte do corpo, inclusive em veias de face.

ClaCs

O laser transdérmico é utilizado, juntamente com a escleroterapia tradicional, para o tratamento de veias e vasos.

Elastocompressão

São revestimentos elásticos, comumente utilizados para o pé e perna que são usados para ajudar a circulação nas pernas, e evitar a formação de edema e trombose venosa profunda. São faixas elásticas, ou as conhecidas meias de compressão. Podem ser usados em outras partes do corpo como membros superiores e face. Devem ser prescritos sempre por um médico a fim de evitá-las caso haja contraindicações para o uso, como obstrução arterial crônica grave.